2 de março de 2018

# juliane # nacional

Resenha Nacional | O Vilarejo, Raphael Montes


Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Ano de lançamento: 2015
Editora: Suma das Letras
Páginas: 109

.

Sinopse


Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.



As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

.
O autor


Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Suicidas (Saraiva), romance de estreia do autor, foi finalista do prêmio Benvirá de Literatura 2010, do prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prêmio São Paulo de Literatura 2013.

.

Minhas considerações

Depois de uma onda de livros dramáticos e românticos escolhi um tema novo para iniciar a leitura e com ele veio de bônus esse nacional recomendadíssimoSe você não curte muito uma história de terror pode descartar, mas se você gosta: vai fundo!

O livro é composto por vários contos que tem como protagonistas os moradores de um afastado vilarejo. As histórias são interligadas entre si, mas sem uma necessidade de leitura cronológica, sendo assim, a ordem dos capítulos não altera o desenrolar da história. Já no sumário pode-se notar que cada capítulo possui o nome de um demônio representando um determinado pecado. Inveja, gula, preguiça... Todos eles são retratados em contextos macabros e finais trágicos expondo o pior lado do ser humano.

A leitura é muito fluída e narrada com destreza, além de contar com algumas ilustrações, feitas pelo Marcelo Damm, que dão um ênfase a mais nas cenas e deixam o livro ainda mais sombrio. A capa também não deixa a desejar, feita por Rafael Nobre.

Página 15, Prefácio

Tudo acontece em segundos. Krieger abre os olhos e move o braço, dando-se conta da desgraça iminente. Seu olhar apavorado encontra o de Vonda. O trem avança. Krieger grita e rasteja zonzo na tentativa de se afastar dos trilhos. Solta um urro animalesco quando o comboio passa. O sangue jorra farto das pernas destroçadas.
Página 33, Capítulo Leviathan (Inveja)


Esse foi o primeiro livro que eu li do Raphael Montes, mas já deu pra notar pelos outros títulos que ele gosta desse gênero em suas histórias e, com certeza, quero ler mais de suas obras para comentar aqui no blog.

O livro é perfeito pra quem gosta de um bom terror em poucas páginas.





Olá leitor! 
Que bom tê-lo novamente em nosso blog. Como sempre, espero que tenha gostado dessa dica de leitura e, se vier a conferi-lá por si só, não esqueça de nos deixar um comentário com suas considerações!









16 comentários:

  1. Oiee Juliane ^^
    Eu não sou fã de terror, mas li outros livros do Raphael e gostei muito de todos, agora só falta ler esse...haha' andei enrolando um pouco justamente por não gostar de terror, mas confesso que estou animada para começar a leitura. Eu não sou muito de ler contos, mas com certeza abrirei uma exceção para "O vilarejo" e suas ilustrações - que parecem incríveis!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu já li dois livros desse autor, e amo a escrita dele. Sua histórias são sempre cheias de horror e bizarrices, mas sua escrita consegue nos envolver. Estou muito curiosa para conferir essa outra obra, tenho certeza que vou gostar.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. Se esse foi o seu primeiro contato com o autor, por favorzinho leia Dias perfeitos, é uma de suas obras sensacionais, você lê em um dia e vai ficar surpresa demais! Ainda não li esse livro mas tenho-o aqui em minha estante, as ilustrações são realmente lindas.

    ResponderExcluir
  4. Já havia visto a capa dessa obra, mas não sabia exatamente do que ela tratava. Nem ao menos sabia que era nacional. Adoro ler obras nacionais e de terror, nem se fala. Fiquei curiosa. Amei a dica, obrigada! #leitoraconectada

    ResponderExcluir
  5. Li Suicidas do autor e confesso que apesar de ter ficado meio dividida se gostei ou não da trama eu amei a escrita do autor, então O Vilarejo está na minha lista de desejos, seja por amar o gênero, seja para acabar com essa questão sobre o primeiro livro, as vezes é do autor escrever coisas no estilo de Suicidas, que eu recomendo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. cheguei a ouvi sobre o livro mais infelizmente nao me interessou mais uma boa dica para quem curti o genero

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Conhecia a obra mas não do que se tratava e achei sensacional a ideia do autor, eu sou muito fã de terror e já fiquei com vontade de conferir a obra. Ainda não li nada dele acredita? Tenho que ler já.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  8. Li um livro do autor e confesso que fiquei decepcionada porque eu estava com a expectativa lá no Sol. Mas quero ler outro livro dele e tentar tirar a péssima primeira impressão que fiquei da sua escrita. Acho que vou tentar esse.

    ResponderExcluir
  9. Li um livro do autor e confesso que fiquei decepcionada porque eu estava com a expectativa lá no Sol. Mas quero ler outro livro dele e tentar tirar a péssima primeira impressão que fiquei da sua escrita. Acho que vou tentar esse.

    ResponderExcluir
  10. Olá Juliane,
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro e eu gostei bastante do que encontrei, apesar de não ser nem o melhor do gênero nem o melhor do autor que eu já li. Eu gostei muito da forma como o autor trabalhou os pecados nesse livro e como nós refletimos sobre a vida com ele, apesar de não ter me assustado rs.
    Amei sua resenha.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  11. Esse também foi o primeiro livro do autor e o que fez eu me tornar seu fã. Achei os contos muito legais e por mais que dê mesmo para ler fora de ordem acho mais produtivo lê-los na ordem mesmo. O conto que eu mais gostei foi o das irmãs, e aquele final... o Raphael é muito inteligente!
    Depois desse já li mais três livros dele e a cada história fico mais fã!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii,

    Sempre ouvi coisas maravilhosas sobre as obras do Raphael Montes, mas terror definitivamente é um gênero que eu passo longe! Achei muito interessante a idei de ligar cada um dos 7 pecados a um demônio que os da causa, e fiquei curiosa, mas sei que vou acabar impressionada e com pelo ou menos uma semana sem dormir, então vou deixar a dica pasar rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Li este livro ano passado e até que gostei muito. Antes eu não tinha muito interesse no gênero, mas depois de ler esse livro eu passei a gostar um pouco mais. Agora estou querendo ler os outros livros do autor para saber se são tão bons quanto este.

    ResponderExcluir
  14. Eu já ouvi maravilhas desse livro,mas acontece que dou muito medrosa,então simplesmente corro de todos os livros do genero. Pode ser que um dia mude de ideia, mas no momento passo a dica.

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Nossa eu tenho que dizer que eu tenho muita vontade de ler os livros do Raphael, mas eu tenho pavor de terror... infelizmente isso não vai acontecer pra mim tão cedo. Mas adorei ver a sua resenha e perceber que mais um autor nacional está crescendo tanto e em um gênero que não é tão comum por aqui.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju

    Tudo bem? Eu vejo tanta gente falando bem desse livro, mas olha não tenho vontade nenhuma de ler. Eu não leio terror de jeito nenhum, sou uma dessas pessoas que se impressionam muito fácil sabe? Fico noites sem dormir nada e acabo conseguindo umas paranoias muito loucas, então cortei isso da minha vida. Não vou ler uma coisa que não me deixa bem.

    Bom, eu fico muito feliz de ver editoras grandes dando mais espaço para os nossos talentos e sem dúvida o Rafael Montes deve escrever muito bem, pena que não posso conferir.

    Beijinhos
    "www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir

Procurando algo?

Nos acompanhe no Instagram!

Arquivo do Blog