22 de fevereiro de 2018

# ficção # francês

Resenha | O Menino do Dedo Verde - Maurice Druon


Título: O Menino do Dedo Verde (Tistou les pouces verts)
Autor: Maurice Druon
Ano de lançamento: 1986 32ª Ed (1957)
Editora: José Olympio (Gallimard)
Páginas: 149 (128)




Sinopse

Era uma vez Tistu... Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.



O Autor


Em 1948, Druon recebeu Prêmio Goncourt por seu romance “As Grandes Famílias”. Entre 1955 e 1960, ele criou a série “Os Reis Malditos”, traduzida para vários idiomas. Mas o escritor tornou-se mundialmente célebre por sua única obra infanto-juvenil “O menino do dedo verde”, publicada em 1957. Em 1966 tornou-se titular da Academia Francesa de Letras e ocupou o cargo de secretário perpétuo dessa instituição de 1985 a 1999. Foi também Ministro da Cultura durante o governo do presidente Georges Pompidou, de 1973 a 1974.


Consideração


Meu primeiro contato com o livro se deu a muito tempo, minha mãe adora esse livro e na época insistia para que eu lesse. Só eu sei o quanto me arrependo de não ter lido antes.
Sem muito a dizer, o livro é espetacular. Tistu é um garoto perfeito, com uma vida perfeita, pais perfeitos e cercados de pessoas perfeitas. Seu único problema é não se adaptar a escola, o que leva seus pais a escolherem uma educação particular onde descobre seus dedos verdes, capazes de espalhar a felicidade por onde quiser. Agora munido de um poder magnifico Tistu passa a levar, secretamente, a felicidade por todos os lugares da cidade.

- Meu filho - disse enfim, após madura reflexão - ocorre com você uma coisa extraordinária, surpreendente! Você tem polegar verde...
- Sr. Bigode - Capitulo 06

Aprendi com O Menino do Dedo Verde que pessoas podem mudar o mundo onde vivem com a simples vontade de ajudar o próximo, assim como Tistu mudou todos os lugares por onde passou simplesmente porque queria que as pessoas pudessem ser felizes como ele. Tistu não é uma simples criança, ele consegue ver além das soluções barbaras que parecem ser as únicas vistas pelos adultos. Sua inocência doce misturada com sua curiosidade e empenho em espalhar o amor me trouxeram carinho aos olhos. O Menino do Dedo Verde é, sem duvidas, um livro único e apaixonante com um final surpreendente.

- Descobri uma coisa extraordinária - disse Tistu em voz baixa. - As flores não deixam o mal ir adiante.
- Tistu - Capitulo 09


Olá Leitor,
Deixo com você essa dica espetacular com os votos de que a leitura seja pra você tão fantástica e transformadora quanto foi para mim. Tem algum livro que mudou a sua vida? Deixa nos comentários ou entre em contato conosco que vamos adorar saber, quem sabe esse livro não esteja entre nossas próximas resenhas. 










Fontes: Skoob Pt; Skoob Fr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Procurando algo?

Nos acompanhe no Instagram!

Arquivo do Blog