29 de janeiro de 2018

# drama # ebook

Resenha Nacional | Só por uma noite - Mônica e Monique Sperandio


Título: Só por uma noite
Autor: Mônica e Monique Sperandio
Ano de lançamento: 2016
Editora: Novo Conceito (Categoria Novas Páginas)
Páginas: 189

.

Sinopse

Uma noite. Quatro amigas. Muitos segredos. Uma lista.

- Ir para um cemitério no meio da noite (✔️)

- Mudar completamente o visual (✔️)

- Descobrir um terrível segredo sobre suas amigas (✔️)

- Confessar que está apaixonada pelo seu melhor amigo (✔️)

Samanta Calliari tem vivido com medo durante a sua vida toda. Por causa disso, ela tem se privado de viver intensamente. Uma prova dessas privações é a paixão secreta que Sam tem pelo seu melhor amigo, Gustavo. Só que ela não está sozinha nessa. Suas três melhores amigas, Nat, Marina e Daphne, também sentem medo. Elas irão acompanhar Samanta na noite mais reveladora de suas vidas, onde enfrentarão seus maiores medos, devido a uma lista de desafios deixada para elas cumprirem. 


Então o que, possivelmente, poderia dar errado na tão esperada noite das quatro amigas? Quase tudo, é claro. Declarações de amor frustradas, verdades engasgadas e loucuras em cada item da lista as aguardam nessa noite.



Para sobreviver a lista de desafios e para revelar a verdade para suas amigas, Samanta vai precisar de toda a sua coragem. Mas como ela irá fazer isso se toda vez que é corajosa algo a sua volta desmorona?
.

As autoras


Mônica e Monique Sperandio são curitibanas, leitoras, escritoras, sonhadoras e dramáticas. São viciadas em viajar, ler, ver seriados, ouvir música e amam o verão. Os escritores favoritos das gêmeas são: Clarice Lispector, J.K. Rowling, Cornelia Funke, Meg Cabot, Libba Bray e Amy Huntley.


Além de autoras dos livros O diário de uma adolescente mascarada (2010), Sete Vidas (2011) e Só por uma noite (2016) também possuem o blog Gêmeas Escritoras em que registram suas ideias e viagens pelo mundo entre outras redes sociais que você encontra através do blog.

.

Minhas considerações

Me deparei com esse livro na minha busca por títulos nacionais para o blog e de cara achei que seria muito adolescente... E de fato é. Porém finalizei a leitura com uma perspectiva totalmente diferente da qual iniciei.

Não estou dizendo que o livro é ruim por ter achado adolescente, pelo contrário, achei o enredo muito bacana e original, embora a personalidade de alguns personagens seja um pouco clichê. No geral é uma história bem dramática e cheia de segredos que são revelados no decorrer da noite entre quatro amigas que pensavam saber tudo uma da outra, mas uma lista de desafio deixada por uma quinta amiga faz com que, em algumas horas, elas sejam bombardeadas por revelações que vão por à prova o significado de amizade.

A história é narrada em primeira pessoa pela Samanta - ou Sam - que nos guia na trajetória do tour pela noite de Curitiba de forma divertida e sentimental; Sempre com reflexões sobre seus problemas familiares e suas mágoas do passado, ela se esforça para superá-los a cada desafio da lista de forma física e emocional com uma profundidade de pensamentos notável.

Os personagens centrais tem a média de 17 anos e acabaram de sair do ensino médio, então é previsível que a trama seja repleta de dramas adolescentes que, se você for mais velho, já passou e, se não for, vai passar, mas não é nada que desabone as aventuras vividas. Eu gostei bastante da leitura desses momentos, pois me fez reviver muita coisa da minha própria adolescência - já que depois que passamos por ela esquecemos de como era essa sensação de descoberta - então acaba nos dando aquele sentimento de nostalgia de uma forma boa. Além disso a narrativa é muito fluída e cheia de frases que nos fazem interromper a leitura para pensar a respeito dos diversos contextos em que ela se encaixa, sendo assim eu separei algumas que acho que valem a pena ressaltar pra encerrar nosso post de hoje e podem ter certeza que levarei esse grupo de amigas pra sempre no coração.



Tantas palavras não ditas. Tantas lembranças. Tantos erros, acertos e conquistas. Alguém se lembra deles? Essas pessoas conseguiram deixar sua marca no mundo?

É engraçado, não é? Nós achamos que temos todo o direito de não
contar certas coisas para as pessoas, mas quando a situação se inverte, nós
achamos isso ruim.


Confiança é uma coisa estranha, no mínimo.

Capítulo 4.


Às vezes a realidade está bem diante de nós, mas nós estamos ocupados ou enganados demais para notá-la.

Capítulo 11.

Pude ver que a vida é realmente boa depois que você apanha e decide não se deixar levar pela dor. A vida está aí para quem se arrisca e nunca desiste.

Capítulo 12.


Olá, leitores!
Hoje trouxe a primeira resenha nacional aqui no blog e espero que gostem dessa indicação de leitura. Espero, em breve, trazer muito mais livros de autores nacionais não tão conhecidos para que sejam divulgados através do LRP. Acredito que no nosso país temos muito talento a ser revelado, porém por diversos fatores esses talentos não recebem o devido apoio, oportunidade ou reconhecimento  que poderiam ter, sendo assim, espero conseguir reverter, ao menos um pouquinho, o quadro literário que estamos habituados: muito consumo de livros estrangeiros e pouco interesse nos nacionais.

Se você tem algum livro para indicar nesse quadro, deixe nos comentário ou nos envie as dicas no nosso Contato do blog! Até mais.

20 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?

    Já tinha visto essa capa por aí, mas ainda não tinha parado pra ler sobre esse livro. O que li na sua resenha me deixou bem empolgada para realizar a leitura!

    Sou muito fã de nacionais e sem dúvida, esse entrará para a minha lista de 'quero ler'. Ah, e parabéns pela resenha! :)

    Com amor,
    Lorrane.
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorrane! Vou bem e você?

      Se você gosta de nacionais, dê uma chance para essa leitura quando puder, ela é bem legal de ler e é rápido de finalizar. Que bom que gostou da resenha <3 agradecemos imensamente a visita!


      /Juliane

      Excluir
  2. Conheço as autoras, elas são irmãs e conheci elas no mundo de blogs mesmo, mas realmente é um livro mais voltado para adolescentes. Quem nunca desafiaria para fazer isto? Eu dei risada porque é algo que dá o maior medo e mesmo assim a gente faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! Obrigada pela visita. Realmente, é uma pegada bem adolescente, mas até gostei de ler, achei divertido e sentimental hahahaha!

      Excluir
  3. Olá...
    Amei sua resenha!
    Adoro divulgar e prestigiar novos autores, pois, eles fazem parte de nosso presente e de nossa literatura, sendo assim, nada mais justo que blogs e meios literários darem o seu merecido destaque!
    Ainda não conhecia o livro mencionado, mas, adorei seus comentários e vou procurar comprar o meu exemplar <3
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane! Obrigada pela visita!
      Concordo muito com você, é muito bom conhecer novos autores brasileiros e suas obras, né? Também dou a maior força!

      Ele tem a versão ebook também que, da última vez que vi, estava num preço muito bacana =D

      Excluir
  4. Eu ja tinha visto algumas outras resenhas dessa obra.
    Não me chamou muito a atenção, mas levando em consideração a quantidades de páginas, eu cheguei a ponderar a leitura, mas o tempo passou e eu esqueci completamente desse livro.
    Adorei ver a resenha dele aqui e me relembrar.
    Estou precisando de uma leitura rápida e acho que esse se encaixa numa boa!
    Obrigado pela dica!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Obrigada pela visita!
      Realmente, quando eu vi esse livro a primeira vez também não tive muito interesse, mas insisti na leitura e acabei gostando. É bem pegada adolescente sem noção da vida, mas é divertido e leve de ler!

      Excluir
  5. Oi, Juliana.
    Gostei bastante da sua resenha, mas acho que não vou me dar bem com esse livro.
    Como já passei bastante dos 17 anos, estou preferindo leituras mais maduras. Eu até gosto de um livro juvenil de vez em quando, mas opto por fantasias para não me incomodar com os comportamentos das personagens!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, obrigada pela visita! Imagino que, sendo assim, prefira mesmo, hahaha e acho que talvez o comportamento possa ser um incomodo. Mas se um dia quiser rir um pouco de bobeira adolescente, fica a dica!

      Excluir
  6. Olá!
    Faz muito tempo que não leio livros adolescentes,meio que deixe para lá quando a vida adulta foi chegando,mas é sempre bom ler eles pois da uma retomada a adolescência e aos medos e anseios que já passei.Gosto de histórias que envolve segredos principalmente aqueles que são comuns na idade.Parece uma leitura interessante e além do mais é nacional.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, menina! Geralmente acabamos lendo mais romances e fantasia e nem damos muita bola pra esses enredos, mas eu arrisquei e achei super divertido e diferente do que costumava ler. É uma leitura super leve, sabe.. Bom pra ler nos intervalos de livros mais pesados!

      Excluir
  7. Olá, tudo bom?

    Eu até gosto de livros adolescentes, pois é uma época que pode ser confusa e aprendemos muitas lições. O enredo parece ser interessante e, se você não dissesse que os personagens tinham 17 anos, eu não adivinharia. Todos temos problemas e, talvez, até segredos, mas imagino como as autores desenvolveram isso, aliado com essa aventura que as amigas enfrentarão em uma única noite. É legal que se passe em Curitiba, pois é uma cidade que eu ainda não visitei, mas já estou animada para ver através da história. Como é algo que você recomenda, vou ler e ver se também tenho esse sentimento de nostalgia ;)

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem e você?
      Quando quiser sair da rotina e ler algo leve e descontraído esse livro é uma recomendação, viu, e sem falar que termina rapidinho. São tantos clichês adolescentes que é dificil não se ver nos personagens hahahaha!

      Excluir
  8. Ainda não conhecia o livro e fiquei curiosa porque o enredo nos leva a um livro que vai ficar um tempo na nossa mente e eu adoro isso!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Juliana!
    Eu gosto de romances adolescentes, mas desde que não ocorram excessos, porque eles são os mais propensos aos clichês mais bobinhos. Não sei ainda se daria uma chance a esse livro, vou procurar outras opiniões antes de me decidir. Gostei da sua resenha, ela foi bem sincera e direta.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Eu já tinha visto esse livro antes. Sempre olhei para a capa dele e me perguntava se ele era bom. Ainda estou em dúvida com relação a obra. Não sei se seria uma leitura para mim no momento. Acho que vou esperar mais um pouco e decidir depois.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Não conhecia o livro, mas por mais que a premissa seja algo bem jovial me chamou atenção por querer saber mais sobre essa noite. O que poderia colocar em risco a amizade delas?
    Tem horas que gosto de uma leituras mais leves para dar uma respirada. Acho que essa Será uma ótima pedida. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas confesso que a trama muito adolescente não chamou minha atenção, não são premissas que combinem tanto comigo hoje em dia. Entretanto, achei legal essa abordagem sobre amizade e como a mesma vai ser colocada a prova com esses desafios, fazendo revelações. Parece ser uma ótima pedida pra quem curte esse estilo de livro.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ooi,
    AMEI a iniciativa de resenhar os livros nacionais!! Super indico os livros do Delson Neto e também da Amanda Ághata Costa. Eu não conhecia esse livro em especial, mas eu gostei dos pontos que ressaltou na resenha e adorei que ele se passe em Curitiba, cidade onde moro desde sempre, então a dica ta super anotada.

    Beijoss

    ResponderExcluir

Procurando algo?

Nos acompanhe no Instagram!

Arquivo do Blog