31 de janeiro de 2018

# contos # folclore

Resenha Nacional | Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro, Junior Salvador


Título: Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro
Autor: Junior Salvador
Ano de lançamento: 
2018 
Editora: 
Independente
Páginas: 157


.

Sinopse


Contos Fantásticos é a coletânea de contos que dá vida aos personagens do folclore brasileiro de uma maneira nunca antes vista. O livro conta com diversas histórias vivenciadas pelos personagens de maneira atemporal. O Saci-Pererê lutará para conseguir sua carapuça de volta e, para isso, vale até mesmo enfrentar a Mula-Sem-Cabeça; A Cuca tentará sequestrar uma criança, mas não faz ideia de quem ela é filha; Curupira e Cumade Fulôzinha precisam lidar com a ira do Caipora e Taîasu, seu monstro de estimação; Iara busca uma nova vida no mar, cantando em um luxuoso navio; um Caçador deseja exterminar todos os seres mágicos e o primeiro da lista é Jurupari; um menino tagarela envolve-se com uma misteriosa criatura e isso faz dele um novo mito brasileiro. Surpreendente e cativante, Contos Fantásticos é também aporta de entrada para o rico universo criado por Junior Salvador.
.
O autor


Junior Salvador é um jovem escritor brasileiro nascido no interior do estado de São Paulo. Com graduação em letras e direito, escreve poesia contos e romances. Em 2017 lançou suas 03 primeiras obras: As luzes do Arrebol, uma coletânea de versos singelos; e Vidas Breves, uma antologia de contos realistas e fantásticos; e Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro, o primeiro livro de uma série que pretende reinventar os mitos brasileiros.
.


Minhas considerações


Eu descreveria essa obra como uma narrativa envolvente e inovadora de nosso folclore, com elementos muito bem aproveitados e enredos autênticos.

Esse foi o primeiro livro que li cem por cento sobre o folclore brasileiro e confesso que me surpreendeu bastante. As expectativas que criei antes da leitura foram superadas ao longo da mesma pelo desenvolvimento único do autor. Cada conto trás um - ou mais de um - ser mágico como protagonista em um enredo inusitado e acrônico, sendo alguns deles conectados pelos acontecimentos de seus desfechos. 

Embora sejam seres míticos, cada um é descritos de forma palpável ao leitor, onde é impossível sermos alheios aos seus sentimentos que afloram ao exporem seu lado humano, que, além de tristezas, possuem desejos, sonhos, temores e ressentimentos revividos por eras.

A escrita é harmônica e imprevisível na maioria dos contos. Em boa parte deles foram me apresentados personagens que nunca ouvira a respeito, claro que deve ser pela minha ignorância da cultura - algo a me envergonhar, admito -, mas justamente por isso o livro me despertou imensa curiosidade em me aprofundar no assunto, algo que farei aos poucos para absorver bem as informações e repassar o conhecimento a diante.

Conhecendo ou não as lendas indígenas essa é uma leitura magnífica com uma ótima escrita e desenvoltura fantástica. A conexão de alguns contos deram um ar de que uma longa história viria a seguir e, se o autor estiver pensando nisso, ficarei ansiosa pela continuação. Quem sabe não somos surpreendidos...



Iara sorriu, doce como podia ser. O vento bateu em seus cabelos negros e ela fechou os olhos enquanto respondia, como se revivesse lembranças difíceis e outras inesquecíveis. A maresia era intensa naquela noite de inverno.
- Na verdade, eu amo o rio Solimões. Eu não nasci lá, mas posso dizer que devo minha vida a ele.
- Conto O mar em uma noite de lua cheia



Olá, amigo leitor!
Como vai?
Prometi que traria muitos nacionais aqui no blog e estou fazendo o meu melhor para seguir isso a risca. No momento minhas resenhas saem somente às sexta-feiras, porém é provável que a frequência aumente daqui um curto tempo devido aos muitos livros que estou lendo e querendo muito, mas muito compartilhar com vocês. É difícil aguentar até sexta! Hahaha.
Bem, como sempre, espero que a resenha tenha sido satisfatória e - pra conferir - deixe um comentário pra sabermos como anda nosso trabalho. Beijo e até mais!


AH! Quem quiser conferir esse livro do Junior Salvador, corre que está na Amazon!









37 comentários:

  1. Considero inovadora por ser contos com a temática folclórica, eu nunca li nada assim. Com certeza me surpreenderia, exatamente por querer me aprofundar no assunto, leituras assim são ricas e com certeza vale a pena. Dica anotada e que venha resenhas todos os dias da semana rsrs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Obrigada pela visita!

      Tenho certeza que você vai gostar desse livro, além da leitura ser rápida é muito legal saber mais sobre nosso folclore. Se não me engano ele ainda está de graça pela Amazon!

      Excluir
  2. Oie
    Essa capa é linda. Eu adoro fantasia, confesso que nunca li nada direcionado ao nosso folclore, mas adoraria ler e saber mais sobre. Paarabéns pela resenha, tá muito bem escrita. Já quero ler ess elivro.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bya!
      Obrigada! Que bom que gostou da resenha. Também nunca tinha lido nada relacionado diretamente a isso, mas achei muito bacana! Se vier a ler volta pra nos dizer o que achou =)

      Excluir
  3. Eu adoro o folclore nacional e suas figuras fantásticas. Eu não conhecia o livro e é com orgulho que adiciono à minha lista de leitura, afinal também não conheço tudo o que temos por aqui. Eu adoro as lendas indígenas e fiquei muito curioso. Ótima resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro! Que bacana você adicionar à sua lista de leitura, aposto que vai gostar muito! Acredita que meu noivo também se chama Evandro? HAHAHA, que coincidência legal!

      Muito obrigada pela visita e desculpe a demora de resposta <3

      Excluir
  4. Nossa, que diferente. Não é todo dia que vemos livros nacionais que tratam de nosso folclore. Sua resenha me instigou a conhecer mais sobre o livro e vai ser ótimo poder incentivar ainda mais a literatura nacional.
    Obrigada pela dica!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jasmim! Primeiramente: que lindo nome! hahaha. Que bom que ficou curiosa pela leitura, espero que quando a faça goste tanto quanto eu! Não deixe de voltar pra nos contar e desculpe pela demora de resposta <3

      Excluir
  5. Amo folclore brasileiro, mas ainda não conhecia essa obra, fiquei mega interessada nela. Vou anotar o nome dela aqui, para não esquecer. E, lendas indígenas, amo demais. Não tenha dúvida que adorei me deparar com sua resenha. Gratíssima pela dica!

    @segredosdetinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay! Como vai? Também acho o folclore indígena rico demais, gosto muito de ler a respeito tanto quanto outras mitologias ao redor do mundo. Não esquece de dar um feedback depois da leitura! <3

      Excluir
  6. Olá!!!

    Apesar de não estar curtindo ler fantasias no momento, me interessei muito no livro por ter como o folclore brasileiro como pano de fundo. Adorei a iniciativa e com certeza vou procurar mais sobre o livro! Muito legal sua dica!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Quando quiser arriscar, aposto que vai gostar hahaha. Que bom que gostou da dica e volte pra nos deixar sua experiência.

      Excluir
  7. É realmente incrível ler uma resenha como esta a respeito de um livro ao qual me dediquei quase por meio ano. Fiquei extremamente lisonjeado e, acima de tudo, feliz pela leitura ter sido agradável :)
    Ao pessoal que tenha se interessado pela obra, estou sempre à disposição para uma boa conversa.
    E tenho o livro físico por um precinho camarada :)
    www.facebook.com/juniorsalvador.escritor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Junior! Que alegria ter você aqui no nosso blog. Não poderia ter opinião mais sincera sobre essa obra, gostei muito mesmo, pode acreditar!

      Já seguimos sua página para ficarmos por dentro das novidades e saiba que seu trabalho merece o reconhecimento que está conquistando! Desejamos todo o SUCESSO pra você!

      <3

      Excluir
  8. Que livro bacana. Existe muita coisa sobre o nosso folclore, mas sempre de uma forma didática e acho que este aqui deve ser bem mais envolvente.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi! É verdade, sempre que procuro por lendas e etc é sempre aqueles textos mecânicos sem muitos detalhes, mas esse livro explora a personalidade e sentimentos dos seres mágicos, algo que achei muito bacana. Leia quando tiver oportunidade! Hahaha, beijos!

      Excluir
  9. Oi!
    Eu não conhecia o livro nem o autor, mas gosto bastante de histórias de fantasias e acho muito interessante quando os nossos autores trazem o foco para a nossa cultura. E acredito que, apesar de fazer parte da nossa cultura, a grande maioria não tem grande conhecimento do nosso folclore, então acho importante termos esses livros.
    Ótima resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Concordo com você, muitos não tem conhecimento e outros não dão muita bola. Não devemos pensar que nossa mitologia é inferior à outras, pois é tão rica quanto! <3

      Excluir
  10. Oiii,

    Não precisa se achar ignorante não rs, a maioria dos brasileiros não tem um conhecimento concreto sobre todos os elementos que compõe nossa mitologia, o que é bem triste porque nós temos uma riqueza muito grande. Eu mesma adoro quando leio livros que tem elementos da nossa cultura, porque sempre aprendo e já fiquei super curiosa para conferir está obra e descobrir um pouco mais sobre seres que eu nunca ouvi falar.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha! Obrigada pela visita! Concordo com tudo que você disse, temos uma mitologia riquíssima que é pouco explorada. Aposto que vai gostar da leitura!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o autor, mas parece ser um livro que eu ia gostar bastante, começando principalmente da capa, que me encantou bastante. Fiquei muito curioso com a resenha e demonstrou ser um livro arrebatador.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá moço! Tudo sim e você? Obrigada pela visita! Se vier a ler volte pra nos dizer o que achou, combinado? Espero que goste tanto quanto eu!

      Excluir
  12. Oiii tudo bem???

    Adoro contos, adoro o folclore nacional. Mas não curto muito ficar batendo na mesma tecla. Tem o folclore e ficar escrevendo sobre ele, novas histórias não é para mim.
    Mas é realmente ótimo para conhecer nossa cultura. Espero ler um dia.
    Adorei a resenha,
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, tudo sim e você? Quando se trata de cultura, mitologia e lendas infelizmente não há nada novo a se contar, somente a reinvenção do que já existe, mas, se formos analisar, vários livros estrangeiros reinventam as próprias crenças o tempo todo hahahaha, sendo assim, acredito eu, que não há mais nada novo na literatura, somente versões e mais versões do que já existe =P

      Se vier a ler, volte para contar se gostou! BJ

      Excluir
  13. Olá Juliane que livro mais interessante!
    Não conhecia o autor e nem o livro em questão, mas assim como você acho que nunca li um livro que seja 100% dedicado ao nosso folclore que é rico demais!Infelizmente não sou uma pessoa que gosta de ler livros de contos, contudo, amei a ideia :D

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! De acordo com tudo que você disse, falou tudo! HAHAHA, se um dia tiver a chance de ler, volte pra nos contar o que achou! beijos

      Excluir
  14. Oi! Que presente maravilhoso para nós leitores! Amooo lendas e mitologias, principalmente quando são releituras dos clássicos. Confesso também que tenho pouco conato com nossa cultura, mas por falta de tempo, dinheiro e oportunidade mesmo, porque vontade tenho de sobra hehehe
    Vou anotar essa dica! Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Se não conseguir comprar o físico, tem a opção do ebook (foi a versão que li). Acho bem dificil achar livros nesse estilo da nossa mitologia, o que é uma pena, por isso gostei muito desse achado hahahaha! Espero que goste da leitura!

      Excluir
  15. Oi Juliane! Tudo bem?
    Sou uma apaixonada por folclore e com certeza o brasileiro tem muito a oferecer em termos de histórias a serem contadas! Tenho um amigo, o Andriolli Costa, que com certeza vai amar conhecer esse livro! Excelente texto e dica muito mais que anotada.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Tudo ótimo e você?
      Super concordo com você! Se lerem voltem pra nos dizer o que acharam <3

      Excluir
  16. Oi Ju! Nunca li nada 100% em cima do folclore brasileiro, fiquei bem curiosa com a obra e parabéns pelas suas considerações e dicas! Paula Juliana - Overdose Literária
    https://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que a história era legal assim, tenho ele no kindle eu acho, vou procurar para ler também. Adorei a resenha
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Também li pelo app do kindle (tenho um kobo hahaha) e gostei bastante! Espero que goste.

      Excluir
  18. Olá, tudo bem? Eu não conhecia a obra, mas devo dizer que parece ser muito interessante. Talvez não seja algo que eu leria neste momento, mas, fazendo mais pesquisas, quem sabe eu não a leia? Acho as histórias folclóricas incríveis!

    Beijos,
    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia! Quanto tiver a oportunidade, espero que goste da leitura! <3

      Excluir

Procurando algo?

Nos acompanhe no Instagram!

Arquivo do Blog